top of page

Hipodermóclise

Principais vias de administração de medicamentos.

Indicações e contraindicações da hipodermóclise.

Riscos associados à infusão subcutânea.

Técnica de realização da hipodermóclise.

Importância da hipodermóclise.

Fármacos mais utilizados por via subcutânea.

Carga horária

90 Minutos

Material de apoio

A leitura complementar é obrigatória para garantir o aprendizado do conteúdo abordado. O tempo de leitura está contabilizado na duração do minicurso.

Exercícios e avaliação

A realização da avaliação é obrigatória para certificação, que está condicionada ao aproveitamento de 70%. O aluno poderá repetir a avaliação quantas vezes forem necessárias. Haverá um feedback das respostas do aluno.

Período de acesso

30 dias

Autoria

Claudmeire Dias Carneiro de Almeida (Farmácia Clínica)

Flávia Lanna de Moraes (Geriatria)

Edgar Nunes de Moraes (Geriatria)

Fabiano Pereira Moraes (Cuidados Paliativos/Geriatria)

Vídeo-aula + Material de apoio + Exercícios e Avaliação
Conteúdo
Ainda não é inscrito? Inscreva-se agora
R$ 97,00
PagarMe_Logo_PRINCIPAL-02.png
Já é inscrito? Clique no botão abaixo

Este curso emite certificado de conclusão

A certificação está condicionada à frequência de 70% nas atividades e aproveitamento de 70% na avaliação final. 

  • O que é IVCF-20?
    O IVCF-20 é um questionário que contempla aspectos multidimensionais da condição de saúde do idoso, sendo constituído por 20 questões distribuídas em oito seções: idade (1 questão), autopercepção da saúde (1 questão), incapacidades funcionais (4 questões), cognição (3 questões), humor (2 questões), mobilidade (6 questões), comunicação (2 questões) e comorbidades múltiplas (1 questão). Cada seção tem pontuação específica que perfazem um valor máximo de 40 pontos. Quanto mais alto o valor obtido, maior é o risco de vulnerabilidade clínico-funcional do idoso.
  • Quais são os principais objetivos do IVCF-20?
    É um instrumento de fácil utilização e de rápida aplicação. Dessa forma, o IVCF-20 mostra-se como bom instrumento para identificação inicial do idoso de risco, capaz de reconhecer o idoso que precisa ser submetido a uma avaliação realizada por equipe geriátrico-gerontológica especializada.
  • Como interpretar IVCF-20?
    Cada seção tem pontuação específica que perfazem um valor máximo de 40 pontos. Quanto mais alto o valor obtido, maior é o risco de vulnerabilidade clínico-funcional do idoso.
  • Como aplicar IVCF-20?
    O questionário é composto por vinte perguntas simples que podem ser respondidas pelo paciente ou por seu acompanhante e algumas medidas consideradas fundamentais para a avaliação global, como IMC. A aplicação dele, de acordo com seus idealizadores, leva de 5 a 10 minutos.
  • Como pontuar o IVCF-20?
    As questões levam em consideração idade, autopercepção da saúde, realização das atividades de vida diária, cognição, humor, mobilidade, habilidade de comunicação e comorbidades para chegar a um score de 0 a 40 pontos.
  • Quais são os pontos de corte do IVCF-20?
    Os pontos de corte do IVCF-20 associados à melhor relação sensibilidade e especificidade foram, respectivamente, 7 e 15. A proporção de idosos com fragilidade clínico-funcional identificados no IVCF-20 com pontuação de 7 ou mais foi boa (91%).
bottom of page