Uso Racional de Medicamentos no Idoso
Um curso para aprimorar e qualificar a prescrição medicamentosa para os idosos, particularmente para os idosos frágeis.

Sobre o curso
O envelhecimento, a polipatologia, as comorbidades múltiplas e a polifarmácia modificam a resposta aos medicamentos de forma expressiva no idoso e estão frequentemente associados a eventos adversos capazes de piorar significativamente a sua independência e autonomia, além de aumentar os custos assistenciais. A prescrição inapropriada é comum nesta faixa etária e caracteriza-se pelo uso de medicamentos inapropriados e/ou fúteis, associado à omissão de medicamentos comprovadamente eficazes.
OBJETIVOS
Geral: Qualificar a prescrição medicamentosa para os idosos, particularmente para os idosos frágeis.
Específico: Compreensão do Modelo Multidimensional do idoso, com ênfase no processo de fragilização e sua importância na abordagem terapêutica no idoso.
Apresentar os diversos tipos de medicamentos do idoso, do ponto de vista das repercussões da sua farmacocinética, farmacodinâmica e farmacogenéticas, na saúde do idoso.
Apresentar os principais medicamentos inapropriados para o idoso, juntamente com os critérios explícitos e implícitos mais reconhecidos no mundo.
Discutir a avaliação da carga anticolinérgica de diversos medicamentos amplamente utilizados e suas consequências na saúde do idoso.
Discutir as estratégias de prescrição e de desprescrição das principais condições crônicas do idoso.
Este curso emite certificado de conclusão
A certificação está condicionada à frequência de 70% nas atividades e aproveitamento de 70% na avaliação final.